Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

segunda-feira, 22 de junho de 2009

KUNG FU - O TERMO MAIS FAMOSO NAS ARTES MARCIAIS CHINESAS

Este termo na década de 70 tornou-se mundialmente conhecido. No entanto, seu significado é muito mais antigo e profundo.
O ideograma “KUNG” pode ser traduzido como “consumação ou realização de uma façanha em certos campos de atividade”. Ele é composto dos caracteres “KUNG” e “LIK”. O caracter “KUNG”, conforme interpretações tradicionais, tem origem no esquadro do carpinteiro.
Recentemente, descobriu-se que certas peças, que existiam antes do período SHANG, podem ter sido excelentes protótipos para o ideograma “Kung”.
Como substantivo, o caracter “KUNG” pode ser traduzido como trabalho (principalmente trabalhos manuais), enquanto que como adjetivo,“KUNG” pode significar habilidoso. Quando o caracter “LIK”, por mais de dois mil anos acreditava-se que o mesmo tinha origem na figura de um braço, mas atualmente esta tese tem sido questionada. Recentes estudos etimológicos e novos achados arqueológicos indicam que este ideograma evoluiu do símbolo de um implemento agrícola, já que o seu significado é força, vigor, potência ou energia.
Uma pessoa que transmite seus conhecimentos de Arte marcial para outros, tornando-se proficiente em tal missão, alcançou um grau de “KUNG”. Se esta pessoa alcançar um nível ainda mais elevado, adquirindo uma reputação excelente tanto para sua arte quanto para si, então seu grau será de “Kung Go”, que significa “Alto Grau de Kung”.
O ideograma “FU” literalmente significa homem maduro ou marido, pois este sinal advém da figura de um homem com uma presilha para prender seus longos cabelos.
Nós no cabelo e presilhas indicavam não só maturidade, como também elevada posição. Assim, pode significar também um artista marcial com caráter Heróico.
Quando “Kung” e “FU” são colocados juntos, eles representam uma pessoa que tem “MO TAK”, ou seja, princípios morais altamente elevados combinados com a habilidade em arte marcial. Esta pessoa usa sua arte para auxiliar os necessitados através de uma maneira cavalheiresca e humilde.
Genericamente, o termo KUNG FU pode ser traduzido como “tempo e esforço desprendido numa atividade” ou “grau de perfeição alcançado em qualquer área de atuação” ou ainda “conhecimento profundo em um assunto”.
Poucas civilizações do mundo deram tanto valor a sua arte marcial como o povo chinês, relacionando a mesma com os conhecimentos místicos, filosóficos e medicinais de sua cultura. Este fato que tem proporcionada uma contribuição inestimável para toda a humanidade há mais de 5.000 anos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário